quinta-feira, 17 de julho de 2008

Objectividade em jornalismo

Se objectividade não existe , subjectividade tambem não, porque cada um complementa o outro. e preciso considerar que a subjectividade e tambem produzida por sujeitos , que mediante valores apresentados , validam ou não um facto : um acidente realmente tal facto existe .Complexidade, esta palavra talvez possa definir o mundo , nem tudo o que parece eO mundo não existe fora da mente dos seres humanos. Talvez exista fora da perspectiva de um ser vivo.Se existe um mundo igual para muitos seres humanos, este mundo, na verdade, não existe. Porque qualquer ser humano com alguma aptidão de argumentar pode criar seu próprio mundo sem alterar a realidade do outro.

Jornalismo

O jornalismo não é só uma profissão bonita, é mais do que isso, e fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade convicta de si, da sua estrutura, dos seus problemas, dos seus pontos fortes e fracos, dos seus valores, e do seu desejo próprio. Todos sabem que o jornalista compete de forma especial para que o cidadão possa realizar o seu direito de ser informado. Numa palavra contribui para que o cidadão seja mais livre e tenha mais força na sociedade, sem jornalistas as sociedades seriam mais pobres, menos livres, mais fracas e menos cultas. Sem o jornalismo a actividade política, que deve servir a todos, seria menos transparente e por isso os titulares de cargos políticos seriam menos responsáveis face ao eleitorado.O jornalismo tornou-se numa profissão mais atractiva! Apesar das críticas que às vezes se ouve por aí e que fazem parte da vida social. A ética e a deontologia são a bússola do jornalista. Sem elas o profissional da comunicação social poderá facilmente tornar-se num joguete de forças que ele não comanda com a soberania do seu pensamento.

A televisão e o mais novo inimigo dos pais para além de preocupar com as horas que os filhos passam em frente da internet, terão que preocupar com as horas passadas em frente da televisão.Como podemos ver, estamos sujeitos a uma sucessiva difusão do online em tudo o que nos envolve, isso traz vantagens e desvantagens.Segundo um estudo realizado pela Markest audimetria – Media Monitor, de Janeiro a Setembro de 2007, cada português vê em média por dia 3h, 29 minutos e 16 segundo de televisão.Os maiores consumidores deste meio são, os residentes no Interior (mais 5,2% do que a média do universo); por classe social, os indivíduos da classe baixa (mais 18,6% do que a média do universo); por sexo, as mulheres (mais 8,4% do que a média do universo) e, por idade, os indivíduos com mais de 64 anos (mais 42,3% do que a média).Apesar de muitos portugueses não fizeram parte deste estudo, sabemos que estamos perante uma globalização mediática e os portugueses estão cada vez mais habituados com as novas tecnologias que vão surgindoPode se concluir que a televisão não e meramente um meio de informação mas sim e um habito diário de todos portugueses.
























Blogomultimedia

A escolha de um título, para o meu blog, foi muito difícil. À partida sabia que no blog teria de abranger temas como o ciberjornalismo e as actualidades nos media .O objectivo é falar um pouco da actualidade; criticar e analisar alguns assuntos; estar a par de tudo que diga respeito aos media . Meu blog foi criado com a intenção de expor o conhecimento adquirido nas aulas de atelier de multimedia II, mas para tornar mais atractivo tive a ideia de escrever sobre outros temas.